segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Síndrome de Down

O que e a Síndrome de Down?

Em 1862, o médico britânico John Langdon Down, descreveu a Síndrome de Down como uma doença onde existe um erro na distribuição cromossómica. Os portadores desta doença, em vez de apresentarem 46 cromossomas (23 da mãe e 23 do pai), apresentam 47, estando o cromossoma a mais ligado ao par 21. Daí a designação "Trissomia 21".



Quais as características evidentes desta doença?

Esta síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial.

  • A cabeça é um pouco diferente do que o normal, sendo a parte posterior levemente achatada. O cabelo é liso e fino. Em algumas crianças pode haver áreas com falhas de cabelo ou, em casos raros, todo o cabelo pode ter caído.
  • O rosto tem um contorno achatado, devido, principalmente, aos ossos faciais pouco desenvolvidos e nariz pequeno. O osso nasal é geralmente afundado. Em muitas crianças, as passagens nasais são estreitas.
  • Os olhos têm uma inclinação lateral para cima e a prega epicântica é semelhante aos orientais. As pálpebras são estreitas e levemente oblíquas.

  • As orelhas são pequenas e de implantação baixa, a borda superior da orelha é muitas vezes dobrada. A estrutura da orelha é ocasionalmente, alterada.
  • A boca é pequena. Algumas crianças mantêm a boca aberta e a língua pode projetar-se um pouco. À medida que a criança com síndrome de Down fica mais velha, a língua pode ficar com estrias.
  • Pescoço de aparência larga e grossa.
  • As mãos e os pés tendem a ser pequenos e grossos.

Apesar de ser portadora de Síndrome de Down e ter uma vida semi-independente, a pessoa pode trabalhar em diversas funções de acordo com o seu nível intelectual. Pode ter uma vida social como qualquer outra pessoa: trabalhar; praticar desporto; viajar ou, até mesmo, frequentar festas.



Por isso, não discrimines estas pessoas porque:


"TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS"

Sem comentários: